30 de setembro de 2009

O fim de um ciclo

Hoje fecha-se um ciclo na minha vida.
Durante dois anos, estive a trabalhar, como jornalista, no Diário do Minho. Concomitantemente assumi colaborações na Oficina de S. José, em Braga, e nas paróquias da Sé Primaz e de S. João de Souto.


Termina hoje esta fase, aguardando, serenamente, nova missão, que passará pelo trabalho numa paróquia da Aquidiocese.


Aqui, quero deixar o meu sentido agradecimento a quantos, ao longo destes dois anos, privaram comigo.


Foi um tempo de crescimento, de enriquecimento pessoal, que não seria possível sem a ajuda de tanta gente amiga.


Fica a certeza da presença neste espaço, o espaço onde, de alguma forma abro o coração e a alma.


A missão obriga a estarmos sempre disponíveis. Servir Cristo e a Igreja é o que me move.


Obrigado a todos.
Até breve

Cinema para padres de Braga ainda não tem lista definida


Enzo Bianchi e Rui Alberto foram os oradores convidados para a primeira sessão


O ciclo de cinema sobre a figura do presbítero, que a Arquidiocese de Braga promove durante este Ano Sacerdotal no âmbito da formação permanente do Clero, ainda não tem uma lista de filmes definida e encerrada. A informação foi avançada ao Diário do Minho pelo padre Arlindo Cunha, sacerdote da Diocese do Porto e que coordena este projecto, a pedido da Equipa de Formação Permanente do Clero.
O responsável pela iniciativa garantiu ontem, desmentindo alguma informação veiculada na comunicação social, que a listagem de filmes «ainda não está definida». Confirmando que fez à Equipa de Formação Permanente do Clero uma sugestão de «alguns filmes», disse, contudo, que estão confirmados apenas dois, o que passou ontem e o próximo filme a projectar brevemente. «Nem sequer o terceiro filme está escolhido», atirou, desmentido que estejam escolhidos os filmes a projectar.
Arlindo Cunha explicou, antes da projecção do primeiro filme, que o objectivo passa por analisar diferentes tipos de padres que foram sendo retratados no cinema. O sacerdote que é também professor no Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo começou por elucidar os sacerdotes e seminaristas presentes em relação à evolução de pensamento da Igreja sobre a sétima arte. «Condenado inicialmente até por meio de uma encíclica, hoje o cinema é uma das maravilhas queridas de Deus», sustentou.
Por seu lado, o cónego Vítor Novais, Reitor do Seminário Conciliar de Braga e membro da Equipa responsável pela Formação Permanente do Clero, garantiu que a iniciativa terá a exibição de nove filmes, divididos em três séries. Mas, «a listagem não está definida, apenas sugerida» garantiu o capitular, destacando que se trata de uma «iniciativa de carácter formativo apenas aberta ao Clero da Arquidiocese».

Enzo Bianchi
apresentou livro
A recolecção do Clero da Arquidiocese de Braga que decorreu ontem no Auditório Vita teve direito à presença de Enzo Bianchi, ao final da manhã, para apresentar o seu mais recente livro, intitulado “Para uma ética partilhada”.
A obra do Prior da Comunidade Monástica de Bose (Itália), que está dividida em quatro capítulos mais introdução e conclusão, foi apresentada ontem em Braga, pelo próprio autor, ouvido e aplaudido por cerca de duas centenas de pessoas.
Numa comunicação em italiano, com tradução simultânea, Enzo Bianchi apresentou os principais temas que desenvolve no seu mais recente livro, onde se destacam reflexões sobre a relação entre religião e política.
Para o Prior de Bose, autor de vários livros, alguns dos quais best-sellers em Itália, «os cristãos têm um papel fundamental na política» e «na vida social» que não podem nunca descurar.
Em relação à «guerra de civilizações» e aos «choques culturais», o leigo italiano, de 66 anos, defendeu que é fundamental «a Igreja colocar-se em atitude de abertura» e de «caminho conjunto».
No livro traduzido para português e publicado pela Editora Pedra Angular, Bianchi fala de temas como a laicidade, a presença da Igreja no espaço público e globalização, entre outros, para além do tema que dá título ao livro: a ética.


Padre Rui Alberto falou sobre desafios do presbítero
«Cristo é a fisionomia do padre»


O padre Rui Alberto foi convidado para orientar a primeira intervenção da recolecção do Clero da Arquidiocese de Braga que contou com a presença de várias dezenas de sacerdotes e ainda do novo Bispo Auxiliar de Braga, D. Manuel Linda, que presidiu à oração de Laudes com a qual arrancou a jornada formativa.
O orador convidado falou sobre “Desafios e discernimento. Ser padre”, à luz da “Pastores dabo vobis”, documento de João Paulo II sobre o ministério sacerdotal.
O salesiano começou por destacar a actualidade do texto, sem deixar de apontar «algumas questões que o tempo se encarregou de tornar obsoletas».
O objectivo da recolecção, assim como o do documento de João Paulo II, é, para o padre Rui Alberto, «repensar, ler desafios e discernir o ministério sacerdotal», ainda que, esse caminho deva ser feito «sem triunfalismos de vanglória» e «sem lamúrias».
O sacerdote, ordenado há 11 anos, defendeu que «ser padre hoje é igual a sê-lo como em todos os tempos», porque o «padre deve-o ser como Jesus», sempre «respondendo aos desafios concretos de cada tempo». «Cristo é a fisionomia do padre», sublinhou, destacando que «o presbítero está em relação com Cristo, mas com os pés assentes na terra».
Depois de traçar os desafios que o tempo actual, entre a modernidade e a pós-modernidade, trazem à vivência do ministério sacerdotal, Rui Alberto frisou que o discernimento deve ser acompanhado de um «conhecimento profundo» que seja «interpretado à luz da fé», tendo em conta as «complexidades», mas também a «criatividade do Espírito que faz novas todas as coisas».
Antes de terminar e depois de realizar com os presentes um pequeno exercício, o salesiano deixou o desafio de os sacerdotes saberem dialogar com a realidade social actual, aproveitando as oportunidades e transformando o negativo em positivo.
E esquematicamente deixou a seguinte mensagem: é preciso incrementar as forças, superar as fraquezas, aproveitar as oportunidades e transformar as ameaças em oportunidades. «O Santo Cura d’Ars fez isto como ninguém. Neste Ano Sacerdotal podemos aprender isso com ele», concluiu.

29 de setembro de 2009

Novo Bispo Auxiliar tomou posse em Braga





O novo Bispo Auxiliar de Braga, D. Manuel Linda, tomou ontem posse nos Serviços Centrais da Arquidiocese. Este prelado junta-se agora ao também Bispo Auxiliar D. António Couto e ao Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga. Na cerimónia de tomada de posse, o responsável pela Arquidiocese salientou que a Igreja de Braga está apostada em «gerar esperança» num contexto não apenas religioso como social, cultural e economicamente adverso. Curioso é olhar para os lemas dos dois bispos auxiliares e observar que têm a “esperança” como ponto comum.
Numa cerimónia «familiar», como a caracterizou D. Jorge Ortiga, foi dada posse a D. Manuel Linda como vigário-geral da Arquidiocese e como presidente da Comissão Arquidiocesana para as Vocações, Ministérios e Missões. Presentes, para além do Arcebispo Primaz e do Chanceler da Cúria, estiveram os dois vigários-gerais, cónego José Paulo Abreu e cónego Valdemar Gonçalves, o padre José Carlos Vilas Boas e Sá e diversos funcionários.
O Arcebispo de Braga disse gostar da «solenidade das coisas pequenas» e indicou aquela como um cerimonial que obedece a regras canónicas que «poderia decorrer com uma maior dimensão exterior» e com maior mediatismo. «Quisemos que isto decorresse num ambiente mais familiar», referiu D. Jorge Ortiga, acrescentando que a apresentação pública de D. Manuel Linda, ainda que sem nenhum momento em particular, decorrerá domingo, na Sé Catedral, na cerimónia que marcará a abertura do ano pastoral de 2009-2010.
D. Jorge Ortiga indicou que, tal como os seus auxiliares, não exercem o episcopado para fazer obra própria mas, acrescentou, «para que a Arquidiocese de Braga seja uma Igreja particular ao serviço do Evangelho e dos mais pobres».
Aliás, o prelado recordou os números estatais que dão conta que o distrito de Braga perde 951 empregos por mês e que, em um ano, a pobreza subiu 12 por cento, no mesmo território.
É neste contexto social adverso que o Arcebispo de Braga pediu ao seu novo bispo auxiliar que integre uma equipa episcopal e clerical arquidiocesana que pretende ser «instrumento de esperança». «A vinda de D. Manuel Linda é para nós, essencialmente, motivo de alegria e esperança», disse D. Jorge Ortiga, referindo que aquele novo bispo, pela experiência que tem - foi reitor do Seminário de Vila Real, Vigário Episcopal para a Cultura e Coordenador da Pastoral da Diocese de Vila Real –, vai dar «um novo alento ao trabalho vocacional».

Adeus emocionado
ao clero de Vila Real
O novo Bispo Auxiliar de Braga revelou que ainda na manhã de ontem, antes de viajar para Braga, se deslocou a um encontro de formação do clero de Vila Real onde aproveitou para se despedir. D. Manuel Linda não escondeu que se tratou de uma despedida emocionada mas frisou que, agora, «Braga é a minha casa e a minha “pátria”».
Depois de fazer a profissão de fé e do juramento previstos pela legislação canónica, o novo prelado bracarense disse que irá guardar «com carinho» o papel da sua provisão já que este é o primeiro serviço das novas funções como bispo.
Prometeu amizade aos sacerdotes e colaboradores da Cúria presentes, sendo que já é amigo de longa data do Arcebispo Primaz e do seu colega auxiliar D. António Couto.
Ao Diário do Minho, D. Manuel Linda disse que vai agora procurar conhecer melhor a realidade da Arquidiocese de Braga e não lamenta que as visitas pastorais – que estão suspensas durante este Ano Sacerdotal – não se realizem.
Tal como já tinha avançado D. Jorge Ortiga durante o próximo ano pastoral, que se inicia domingo, os bispos da diocese vão privilegiar o contacto «com todos os sacerdotes» da arquidiocese para, no Ano Sacerdotal, conseguirem estabelecer «comunhão com todos». É, precisamente, deste contacto pessoal que D. Manuel Linda diz esperar ficar a conhcer a realidade da Arquidiocese de Braga, os seus valores e debilidades.
Quanto à sua nomeação para liderar a Comissão Arquidiocesana para as Vocações, Ministérios e Missões, o bispo refere que esta corresponde a uma orientação de distribuição das diversas funções da arquidiocese.
Sobre D. Jorge Ortiga, o novo bispo auxiliar não escondeu que nutre «profunda e longa amizade» com o Arcebispo Primaz. Sobre D. António Couto, seu colega auxiliar e pouco mais velho, D. Manuel Linda refere que já são amigos há muitos anos, desde que se conheceram no tempo em que ambos estudavam.
Curioso é olhar para os lemas episcopais dos dois Bispos Auxiliares de Braga. O lema adoptado por D. António Couto é “Vejo um ramo de amendoeira”, que tal como o profeta Jeremias constitui um grito de esperança no “Inverno” que parece se ter abatido sobre o homem contemporâneo. Por seu turno, D. Manuel Linda escolheu como lema “Sede alegres na esperança”, o que vai de encontro à mensagem que o próprio Arcebispo Primaz tem procurado transmitir face ao clima de desalento social e espiritual instalado.

Diário do Minho

26 de setembro de 2009

Habemus Papam!



A alegria resultante do anúncio oficial da visita de Bento XVI a Portugal foi “ensombrada” por um lapso aparente e por falta de comunicação institucional. Bento XVI visita Portugal em Maio de 2010 e, ao contrário do que é habitual, o anúncio foi feito primeiro pela Presidência da República e só depois “confirmado” pela Conferência Episcopal.
Claro que este pequeno imbróglio, sem causar uma qualquer revolução ou guerra civil interna, não caiu bem, particularmente ao Episcopado português. Bom, e a Presidência da República logo se mexeu e “limpou o capote”, dizendo que tinha acertado com a Santa Sé o conteúdo e o momento para o anúncio da visita papal, que os Bispos preferiam apenas depois das eleições de amanhã.
A juntar a isto há ainda o facto de, aparentemente, passar a ideia de que o convite foi feito pelo Chefe de Estado português, relegando para segundo plano o convite repetido que os Bispos fizeram a Bento XVI.
Todavia para o Papa aceitar visitar um qualquer país precisa de dois convites oficiais: um do Estado (Presidente da República) e outro da Igreja (Episcopado). Claro que quer os Bispos quer Cavaco Silva convidaram Bento XVI.
Mas a “deselegância” como lhe chamou Aura Miguel, de Cavaco chega ao ponto de dizer Bento XVI vem a Portugal “em resposta ao convite que lhe foi endereçado pelo Presidente da República”. Não diz verdade toda, revelando falta de elegância com a Igreja de Portugal.
A moral da história é que uma notícia jubilosa e feliz para um país marcadamente católico, que manifesta uma fervorosa admiração pelo Santo Padre, esquece-se por “ninharias” de anúncios e de gabinetes de comunicação ou falta dele.
Claro que eu, como cristão, ficaria mais feliz se o anúncio fosse conjunto ou então até, em primeiro, pela Igreja. Mas não foi. Agora há que “acertar agulhas”. Começará a fase da preparação da visita que se espera refrescante e revitalizante para a Igreja Portuguesa e para uma sociedade cada vez mais secularizada.
Fico extremamente feliz com a vinda de Bento XVI que, com a excelência do seu pensamento, a eficácia das suas palavras, o afecto dos gestos e a ternura do olhar – não duvido – cativará ainda mais Portugal e os portugueses.

Papa na República Checa




Na igreja de Nossa Senhora das Vitórias, em Praga, na República Checa, o Papa Bento XVI coroou a famosa estátua do Menino Jesus. Nesta ocasião, o Papa Bento XVI rezou a seguinte oração:

Ó meu Senhor Jesus,
contemplamos-te menino
e cremos que és o Filho de Deus,
que se fez homem
no seio da Virgem Maria,
por obra do Espírito Santo.

Tal como em Belém,
também nós, com Maria, José,
os anjos e os pastores,
te adoramos e te reconhecemos
como nosso único Salvador.

Fizeste-te pobre
para nos enriqueceres com a tua pobreza.
Concede-nos que nunca esqueçamos os pobres
nem todos quantos sofrem.

Protege as nossas famílias,
abençoa todas as crianças do mundo,
e faz com que o amor que nos trouxeste
possa sempre reinar entre nós
e conduzir-nos a uma vida mais feliz.

Faz, ó Menino Jesus, com que todos
possam reconhecer a verdade do teu nascimento,
para que possam saber
que vieste para trazer
a toda a família humana
luz, alegria e paz.

Tu és Deus e vives e reinas
com o Deus Pai
na unidade do Espírito Santo,
um só Deus, por todos os séculos dos séculos.

Ámen.

25 de setembro de 2009

O choro pode durar uma noite; mas a alegria vem pela manhã






Exaltar-te-ei, ó Senhor, porque tu me levantaste, e não permitiste que meus inimigos se alegrassem sobre mim.
Ó Senhor, Deus meu, a ti clamei, e tu me curaste.
Senhor, fizeste subir a minha alma, conservaste-me a vida, dentre os que descem à cova.
Cantai louvores ao Senhor, vós que sois seus santos, e louvai o seu santo nome.
Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo.
Quanto a mim, dizia eu na minha prosperidade: Jamais serei abalado.
Tu, Senhor, pelo teu favor fizeste que a minha montanha permanecesse forte; ocultaste o teu rosto, e fiquei conturbado.
Ouve, Senhor, e tem compaixão de mim!
Ó Senhor, sê o meu suporte!
Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu cilício, e me cingiste de alegria;
para que a minha alma te cante louvores, e não se cale. 
Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre.



cf. Salmo 30

Habemus Papam!


Apesar da questiúncula dos anúncios em tempos diferentes, alegro-me com a visita de Bento XVI a Portugal. É mais um momento de graça!

24 de setembro de 2009

Salmo de Confiança





O Senhor é a luz que me guia 
e a fonte de minha salvação; 
a quem, então, temerei? 
Ele assegura minha existência; 
o que eu haveria de recear? 


Se malévolos me atacam e me pretendem destruir; 
tropeçam e caem.
Ainda que me cerque um exército, 
não se deixará abalar meu coração 
e mesmo que desfechem guerra contra mim, 
minha fé permanecerá inabalável. 


Um anseio manifestei ao Senhor e sua realização buscarei 
– que eu habite em Sua morada por todos os dias de minha vida, 
a fim de poder contemplar Sua Glória 
e buscar a compreensão de Seus Mandamentos. 


Se uma calamidade ocorrer, Ele me abrigará em Seu tabernáculo; 
guardar-me-á no recôndito de Sua Tenda, 
erguer-me-á acima do cume das montanhas. 


Protegido contra os inimigos que me quiseram destruir, 
trarei então oferendas de gratidão à Sua tenda 
e entoar-Lhe-ei canções de louvor. 


Escuta, ó Senhor, minha voz, 
aproxima-Te de mim 
e concede-me Tua resposta quando a Ti eu clamar. 


Meu coração compreendeu Teu Mandamento 
– “Buscai Minha Presença” – e Tua Presença ele busca. 


Não ocultes de mim Tua face e não me afastes de Ti em ira. 


Tu tens sido meu socorro, portanto não me abandones e não me olvides, 
ó Deus de minha salvação! 


Me abandonaram meu pai e minha mãe, 
mas o Senhor me acolheu. 


Ensina-me Teus caminhos, guia-me pela vereda dos justos 
e protege-me dos que me odeiam. 


Não permita que prevaleça contra mim o furor dos inimigos 
que caluniam e trilham as sendas da violência. 


Eles me fariam desesperar, não fora minha fé perseverante 
de que alcançaria neste mundo a bondade do Senhor. 


Confia pois Nele! 
Assim, fortalecer-se-á teu coração 
por depositares no Senhor toda a tua esperança.

tirado daqui

23 de setembro de 2009

Opção fundamental

Jesus é opção
Porque escolha de um valor
De um fim, de um humanismo.
É opção fundamental
Capaz de abranger a totalidade da pessoa
E de se transformar
num projecto apaixonante
Que fundamenta a personalidade
E facilita a entrega,
Capacita a potencialidade
E estrutura a conduta;
Evita a dispersão
E define a pessoa
Perante si e os outros.

É a opção religiosa
Do crente que tem Deus
Nas suas decisões, atitudes e projectos.
É a opção cristã
Que considera Deus seu Pai
Jesus Cristo, irmão
E o Espírito dador de vida.
Jesus é opção…
É opção fundamental.

inédito JAC
2004

Escrevi isto há cinco anos e continuo a crê-lo, a a reafirmá-lo!.

Lição para a vida







Segue, vivendo,
alegre cada dia
porque é uma maravilha
mais um dia para viver.

Vive, sentindo,
amando sem medida,
porque é uma graça sentir
que amas e és amado.

Ama sem mais
e sem olhar a quem
porque essa é a medida
de ter tornares alguém.

Torna-te aquilo que és
humano e filho de Deus
e assim serás feliz
e com toda a certeza
alcançarás os céus.

22.9.09

Até quando


Até quando Senhor?
Até quando... Meu Deus!!

É a vida! (lamento!)

Há coisas que não percebo.

Continuo o caminho com a força que vem do Alto, mas...


Deus está por mim. Deus está por nós!
Às vezes, sinto-me Job, ou Abraão com Isac antes do sacrifício.


Continuo a rezar: Vela por mim, Senhor, Amén!

22 de setembro de 2009

Admirável mistério




Admirável mistério do sacerdócio
Que toca em mãos humanas Deus
E traz aos homens de todos os tempos
Um pouco da ternura existente nos céus.

Admirável mistério de alegria
É o que se recebe na Ordenação
Para anunciar e celebrar Eucaristia
E levar a paz ao humano coração.

Servir todo inteiro a Jesus
Amando sem reservas nem fronteiras
Sempre pronto para abraçar.

É este o luminoso mistério da cruz
Que não conhece amarras nem barreiras
No sacerdote chamado a abençoar.


2.9.09

Escrito em Fátima, durante o VI Simpósio do Clero de Portugal.
A foto - foi tirada em Vila Verde pelo colega José Carlos Ferreira (um abraço!) e oferecida - assenta que nem uma luva. A cruz tem sempre algo de luminoso. Por muito escuro que possa ser o ambiente, a envolvência brilha e cintila porque da cruz brota e irradia a luz, melhor a LUZ que é Jesus! Aliás, isto lembra-me um refrão de uam música que escrevi há uns anos para um festival da Canção Religiosa:

Jesus és minha luz
só a ti eu quero ver
na tua morte de Cruz
és dom a bendizer
hoje e sempre, ó meu Jesus,
és a razão do meu viver!

21 de setembro de 2009

Fado de Deus


Triste fado é este que cantamos
de mãos atadas e presas à dor.
Fado triste é este que elevamos
sem o transformarmos em amor.

Muda sina várias vezes carregamos
sem espreitar o claro alvor
mas juntos, na certeza, entoamos
o mais belo hino ao amor.

Vem e acolhe-nos com ternura
Senhor Nosso Deus, a Vós confiados
na força e segurança do teu braço.

E segura-nos sempre com brandura
já que em Cristo fomos resgatados
na Cruz, o oblativo gesto do abraço.

4. 08. 2009

18 de setembro de 2009

Hoje falei de ti

Desculpa,
sei que tu és uma pessoa muito especial mas,
hoje falei de ti...
É... até foi de propósito!!!
Eu estava a falar com DEUS quando resolvi falar de ti.

Eu pedi que ELE te cobrisse de protecção
e te fizesse muito FELIZ.
ELE disse para eu não me preocupar.

E ainda me pediu que eu te dissesse que ELE te ama muito
e vai fazer o possível,
e principalmente o impossível,
para nunca te ver triste.
Pediu-me ainda para te dizer que ELE sabe que ás vezes
vais pensar que ELE
não está do teu lado,
ou que irás questionar
o porquê de muitas coisas terem acontecido, ou
não terem acontecido na tua vida.
Mas um dia irás olhar para trás e dizer:
Como DEUS faz as coisas certas,
hoje eu vejo que tudo está na hora certa e que ELE não falha..

Olha só quem veio comigo!!!
Ele quer-te abençoar.




obrigado mistério (Beta) pela partilha

16 de setembro de 2009

“Chama da Solidariedade” quer chamar mais pessoas para a causa



Périplo iniciado em Braga termina sábado em Viseu


A “Chama da Solidariedade” iniciou ontem em Braga o seu périplo por algumas cidades portuguesas com a intenção de «chamar mais pessoas» para a causa da solidariedade. Numa singela cerimónia na Avenida Central que contou com a presença de vários digirentes distritais e nacionais ligados à solidariedade social foi exaltado o trabalho feito até ao momento neste nível e lançado o alerta para um envolvimento colectivo em torno das dificuldades das franjas mais desfavorecidas da população portuguesa.
Nesta cerimónia de partida, a tocha foi transportada de mão em mão por utentes e educadores de instituições sociais de Braga, desde a Avenida Central até à Avenida da Liberdade. O grupo “Zés Pereiras do Novais” deu animação e colorido à festa tal como as dezenas de crianças presentes.
O percurso da “Chama da Solidariedade” que saiu ontem de Braga termina no sábado em Viseu onde decorre a Festa da Solidariedade 2009. Até lá, a tocha passa por algumas cidades portuguesas.
O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), padre Lino Maia, marcou presença neste «gesto simbólico», referindo que a inciativa pretende «exaltar o muito que se faz neste país em favor dos mais necessitados e carenciados» e «alertar para a necessidade deste envolvimento colectivo».
«Nós somos todos responsáveis por todos», disse, justificando a iniciativa que está empenhada em «chamar mais gente a causa».
Destacando o papel insubstituível das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Lino Maia revelou que «o que se faz no país em favor das populações mais carenciadas é feito por estas instituições». E deixou o pedido: «Quantos mais formos melhor se fará, melhor qualidade de vida se terá e mais esperança conseguiremos para o país».
O dirigente nacional apontou ainda que a crise económica que o país atravessa acentua o trabalho das IPSS que registaram este ano mais solicitações. «Os problemas decorrentes da crise, particularmente a fome e o desemprego» fizeram disparar o número de solicitações a instituições de solidariedade social. Além do mais, para o padre Lino Maia nem os «menores contributos recebidos pelas instituições» impediram de continuar a prestar os seus serviços nem justificaram o encerramento de qualquer uma.
«As IPSS continuam a fazer o seu trabalho e não se mandam utentes embora por contribuírem menos para a instituição», frisou.

Distrito de Braga
precisa mais que nunca
das IPSS
A cerimónia de acendimento da “Chama da Solidariedade” e da sua partida foi presenciada pelo governador civil de Braga. José Lopes felicitou a organização do evento destacando que «actos de solidariedade são indispensáveis e devem ser apoiados».
O governador civil reconheceu que a solidariedade é uma «necessidade permanente» mais ainda no distrito de Braga onde muitas pessoas continuam a precisar de apoios sociais.
«A solidariedade é um sentimento que deve unir todas as pessoas», afirmou, sustentando que a solidariedade «humaniza a vida».
No distrito de Braga há muitas pessoas a precisar de apoio social. «Sempre houve e hoje há mais», revelou José Lopes, declarando que o apoio dado à população mais necessitada serve também para «lhes dizer que não estão isoladas e sozinhas».
«Este gesto iniciado hoje é um sinal que pretende mostrar que nas dificuldade há sempre alguém pronto a ajudar», defendeu o representante do Governo em Braga.
Alargando as declarações à comunicação social presente, o governador civil referiu-se aos incêndios no distrito de Braga, particularmente no ultimo fim-de-semana que foi «muito difícil» e «negro». Aliás, «ainda estão a deflagrar incêndios no distrito» e que estão a merecer um «grande empenho e esforço» das diversas corporações de bombeiros distritais.
«Estamos todos preocupados com essa situação» disse, anotando que as indicações de baixas de temperatura nos próximos dias são um bom sinal para quantos se empenham nas lutas contra os incêndios.

13 de setembro de 2009

Pai

Em dia de festa para o meu pai. Parabéns


Pai!
Pode ser que daqui a algum tempo
Haja tempo prá gente ser mais
Muito mais que dois grandes amigos
Pai e filho talvez...

Pai!
Pode ser que daí você sinta
Qualquer coisa entre
Esses vinte ou trinta
Longos anos em busca de paz...

Pai!
Pode crer, eu tô bem
Eu vou indo
Tô tentando, vivendo e pedindo
Com loucura prá você renascer...

Pai!
Eu não faço questão de ser tudo
Só não quero e não vou ficar mudo
Prá falar de amor
Prá você...

Pai!
Senta aqui que o jantar tá na mesa
Fala um pouco tua voz tá tão presa
Nos ensine esse jogo da vida
Onde a vida só paga prá ver...

Pai!
Me perdoa essa insegurança
Que eu não sou mais
Aquela criança
Que um dia morrendo de medo
Nos teus braços você fez segredo
Nos teus passos você foi mais eu...

Pai!
Eu cresci e não houve outro jeito
Quero só recostar no teu peito
Prá pedir prá você ir lá em casa
E brincar de vovô com meu filho
No tapete da sala de estar
Ah! Ah! Ah!...

Pai!
Você foi meu herói meu bandido
Hoje é mais
Muito mais que um amigo
Nem você nem ninguém tá sozinho
Você faz parte desse caminho
Que hoje eu sigo em paz
Pai! Paz!...

composição de Fábio Jr.

Arcebispo incentiva catequistas a trabalhar em unidade pastoral



Mais de 3500 pessoas no Sameiro em dia de formação e convívio




O Arcebispo de Braga incentivou mais de 3500 catequistas a trabalhar em unidade pastoral, abrangendo as paróquias vizinhas ou mesmo o arciprestado. D. Jorge Ortiga encerrou, ontem no Sameiro, o Dia Arquidiocesano do Catequista e deixou claro que a catequese é um «ministério imprescindível» para a Igreja e para o mundo porque «tem por missão dizer quem é Cristo» e ensinar às jovens gerações os valores evangélicos que continuam «actualíssimos».
No encerramento da jornada de formação e convívio, que reuniu no Sameiro perto de quatro milhares de catequistas, o responsável máximo da Arquidiocese de Braga sustentou que é necessário começar a apostar num trabalho de unidade pastoral, mesmo em âmbito de catequese, uma vez que esse vai ser o futuro da Igreja, dada a diminuição do número de sacerdotes e a necessidade de estes se juntarem em unidades pastorais.
«É uma necessidade de reorganização da própria Igreja», frisou o prelado que aproveitou a celebração da Palavra para apelar a uma certa abertura dos catequistas para esta nova forma de trabalho, que já vai conhecendo boas experiências em algumas realidades da Arquidiocese.
D. Jorge Ortiga pediu também que todas as paróquias tenham um catequista coordenador e que este tenha consigo uma equipa que o ajude a suscitar iniciativas de formação para os catequistas.
Na mesma linha, o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa desafiou a que aqueles que aceitam o ministério de ser catequistas o façam com «estabilidade e permanência». E explicou: «é importante haver nas comunidades catequistas que aceitem este ministério durante dois ou três anos, mas é também fundamental que haja homens e mulheres que abraçam este serviço como uma vocação para toda a vida».
Manifestando a gratidão da Arquidiocese e de toda a Igreja aos catequistas, D. Jorge Ortiga denunciou «um certo tempo – o de campanha eleitoral – em que se ouvem muitas palavras, promessas e discursos», mas que «esquece os valores». «Hoje fala-se de crise mas a maior é a crise de valores», frisou, alentando os catequistas a que se não envergonhem de defender valores como a honestidade, a verdade, a autenticidade, a coerência, a fidelidade e a transparência.
Antes do final da celebração – animada com vários cânticos – o Arcebispo Primaz entregou os diplomas aos catequistas que este ano terminaram o seu estágio de catequese. Por sua vez, estes fizeram o compromisso com a missão.

Adesão dos catequistas
superou expectativas

O Dia Arquidiocesano do Catequista arrancou com uma conferência/formação que foi orientada por Isabel Oliveira que é a responsável pela secção da catequese na Diocese do Porto. Na cripta do Sameiro, a oradora apresentou o tema “Palavra de Deus e Eucaristia” para realçar «os ensinamentos do Concílio e do Magistério eclesial» em relação à centralidade da Eucaristia na Igreja e na própria actividade pastoral, concretamente na catequese.
«Sem Eucaristia não há catequese, nem catequistas, porque não há pessoas apaixonadas por Cristo, que vivem, celebram e transmitem a sua fé», afirmou, relevando que «o catequista é um crente, uma pessoa de fé», que tem por missão «dizer Cristo».
Para que a celebração da Eucaristia seja verdadeiramente vivida, a responsável sugeriu que se faça um prévia catequese à própria celebração que ajude a perceber a simbologia, o rito e o mistério próprio da celebração.
Salientando, depois, a necessidade de ir «beber à fonte da Eucaristia», Isabel Oliveira afirmou que «sem Eucaristia o catequista não ama e não testemunha».
À margem da conferência de abertura do dia, o padre Luís Miguel Rodrigues, manifestou a sua satisfação pela adesão massiva dos catequistas da Arquidiocese. Para o responsável do Departamento Arquidiocesano de Catequese esta adesão dos catequistas demonstra a importância desta jornada e manifesta também a necessidade que os catequistas sentem em formar-se.
Esperados cerca de 2500 catequistas o número foi bem superior, marcando presença na jornada de formação e convívio mais de 3500 catequistas provenientes de todos os arciprestados. Mesmo assim, longe de atingir e de congregar todos os catequistas: a Arquidiocese de Braga tem cerca de 8500 mil, dos quais mais de seis mil estão registados no Departamento Arquidiocesano de Catequese.

11 de setembro de 2009

Bento XVI quer visitar Fátima


Federico Lombardi admite dificuldades da Igreja na relação com imprensa
Porta-voz do Vaticano expressa
desejo do Papa visitar Fátima

O padre Federico Lombardi, director da sala de imprensa da Santa Sé, confirmou ontem que Bento XVI «deseja» visitar Fátima, mas ainda não há nenhuma data prevista para a eventual viagem. Em conferência de imprensa, antes do início das Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais, o porta-voz do Vaticano afirmou que o Papa já foi convidado e «sabe muito bem qual é a importância de Fátima para o mundo e deseja vir, mas ainda não há data marcada».
A agenda do Papa para 2010 deverá ser conhecida dentro de «pouco tempo», dado que este é um dos temas em que o mesmo está a trabalhar, estabelecendo quais serão as viagens ao estrangeiro. A informação será comunicada, em primeiro lugar, às autoridades eclesiais e civis. «Estas autoridades, quando informadas pela Secretaria de Estado do Vaticano, são as que dizem ao seu povo que o Papa visitará o país», referiu.
O padre Lombardi afirmou que Bento XVI «ama os santuários marianos», lembrando alguns dos que já visitou nas suas viagens, com passagens muito importantes por Aparecida e Lourdes.
Este responsável precisou que na sua missão não se insere «o anúncio das viagens do Papa». Em Fátima, o padre Lombardi limitou-se a assegurar que, no próximo ano, Bento XVI não irá à Alemanha nem ao Vietname.

Dificuldades
na comunicação
O porta-voz do Vaticano falou dos «meses mais agitados» na comunicação do Vaticano e do Papa, no início deste ano, em particular nas questões relacionadas com os lefebvrianos e na declaração sobre o preservativo, no voo para África, em Março.
Segundo o padre Lombardi, a situação melhorou após a viagem à Terra Santa e a publicação da “Caritas in veritate”, que gerou «um novo interesse». O clima mais positivo foi confirmado também nas audiências do mês de Julho, em especial a visita de Barack Obama, presidente dos EUA, classificada como um «momento muito positivo para as relações internacionais da Santa Sé».
Federico Lombardi lembrou a queda de Bento XVI, em Les Combes, durante as suas férias, assegurando que o problema no punho direito já foi superado, estando em fase de reabilitação. O Papa retomou o trabalho na segunda parte do livro sobre Jesus, «pelo que podemos esperar a publicação na próxima Primavera, no início do próximo ano».
Na agenda próxima está a viagem à República Checa, em finais deste mês, «viagem breve, mas importante ao centro da Europa, num país muito secularizado que celebra 20 anos da queda do regime comunista». Em Outubro, tem lugar «o acontecimento mais importante do ano, o II Sínodo para África», que contará com a presença do Arcebispo de Braga e presidente de Conferência Episcopal Portuguesa, D. Jorge Ortiga.
Lombardi destacou o encontro do Papa com os artistas do mundo, marcado para o próximo dia 21 de Novembro, na Capela Sistina. Por agendar está ainda uma desejada visita à Sinagoga de Roma.



Relação com a imprensa é difícil

Questionado sobre uma suposta «má imprensa» que acompanha Bento XVI, o director da sala de imprensa da Santa Sé convidou «a ver as coisas com uma perspectiva mais ampla». «Nos primeiros anos de João Paulo II sempre ouvi falar mal de um Papa polaco que não percebia nada do mundo ocidental. Após 20 anos, tudo mudou. Não é que ele tenha nascido com o apreço e o amor de todos, teve 26 anos e meio de pontificado, viajou por todo o mundo, sofreu um atentado, tornou-se uma grande autoridade para a humanidade do seu tempo», relatou.
Nestes anos de pontificado, o Papa teve «momentos de sucesso e de fortes discussões». Para o padre Lombardi, Bento XVI tem má imprensa, mas em 2008, nos EUA, teve uma imprensa «extraordinariamente boa», na Austrália foi «muito boa», tal como na «França laica e anticlerical».
Depois do “caso Williamson”, cuja excomunhão foi levantada com outros três bispos ordenados por Monsenhor Lefebvre, o ano que passou «foi esquecido em dois dias». «O Papa tem uma grande coragem, como demonstrou na viagem à Terra Santa ou com a publicação da sua terceira encíclica, num mundo em crise», assegurou o porta-voz.
Na comparação dos dois últimos Papas, o padre Lombardi disse que o «amor popular» está ligado à forma de apresentar-se. Bento XVI tem uma «grande capacidade de comunicação conceptual, até superior à de João Paulo II» e distingue-se também na «relação mais próxima», manifestando «gentileza e humildade», «uma pessoa que escuta verdadeiramente».
O director da sala de imprensa da Santa Sé, que é também director-geral da Rádio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano admite que «é difícil captar estas dimensões através de instrumentos comunicativos ou no diálogo com as massas, através de grandes gestos. Bento XVI não tem o mesmo carisma, tem outros, que também são carismas de comunicação».
No que diz respeito às instituições comunicativas da Santa Sé, neste pontificado, o padre Lombardi lembrou que o jornal “L’Osservatore Romano” mudou muitíssimo no último ano e meio, embora admita que «as grandes novidades são a mudança da realidade, dos próprios instrumentos de comunicações, com o desenvolvimento da rede, dos sites, dos blogues, e que são novos para todos».
O porta-voz do Vaticano admite a necessidade de «desenvolver uma capacidade, seja de presença, seja de resposta às perguntas que chegam», referindo, entre outras, a nova página do Vaticano no youtube.

Diário do Minho/Ecclesia/Lusa

Gabinetes de imprensa na Igreja são urgência e mais-valia


Apelos do porta-voz da Santa Sé em Fátima



O director da Sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, disse na abertura das Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais que «os media podem ser traiçoeiros: criam facilmente os seus protagonistas e depois desembaraçam-se deles em pouco tempo, ou tornam-nos prisioneiros do tipo de imagem que produziram deles».
O porta-voz do Vaticano falou sobre o lugar dos Gabinetes de imprensa nas estruturas da Igreja, a partir da sua experiência ao serviço de Bento XVI. Na sua prelecção sublinhou que «nós não somos propagandistas políticos, defensores de interesses particulares, ou simples profissionais do jornalismo. Somos, em primeiro lugar, crentes e cristãos. O que mais nos interessa é que o Evangelho de Jesus Cristo seja conhecido e compreendido através da palavra e do testemunho da Igreja. Se isso não acontece, perdemos tempo».
Federico Lombardi dividiu a sua conferência em dez proposições. Em relação ao Magistério da Igreja sobre os instrumentos de comunicação social realça que este «foi sempre positivo, desde o seu início; embora prudente e realista quanto às possíveis ambiguidades e aos riscos, encarou-os sempre como instrumentos úteis para o anúncio do Evangelho em âmbitos muito vastos, superiores àqueles que cada um de nós pode alcançar através do contacto directo com as pessoas».
Na proposição sobre as características que este serviço deve ter, o jesuíta salientou que «nunca devemos deixar de insistir no uso de uma linguagem clara, simples e compreensível, não demasiado abstracta e complicada, ou técnica». A rapidez da informação é outro alerta deixado pelo porta-voz do Vaticano: «É oportuno estar disponíveis e responder – pessoalmente ou através de uma pessoa delegada – quando nos procuram pelo telefone ou por e-mail». E completa: «Quanto mais cedo se der a resposta ou a informação correcta, melhor. Em geral, se formos capazes, é melhor sermos nós a orientar a informação, dando-a nós primeiro, do que correr atrás de uma informação incorrecta».

Ajudar
a que o Evangelho
chegue às pessoas
Promovidas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja e a decorrer no Seminário do Verbo Divino, em Fátima, estas jornadas contam com a presença de vários conferencistas para abordar a temática dos gabinetes de imprensa na igreja.
O responsável por um Gabinete de comunicações sociais é «um animador e promotor de comunicação, alguém que ajuda a estar atento e a compreender a mudança da cultura e das tecnologias de comunicação para que o Evangelho possa chegar de modo novo às pessoas do nosso tempo», frisou o porta-voz da Santa Sé. E acentua: «Devemos também aproximar a instituição, ou a pessoa, que representamos do mundo da comunicação social, ajudá-las a exprimir-se de modo adequado, a fazer passar as suas mensagens através dos instrumentos apropriados».
Perante esta realidade, o padre Federico Lombardi sublinha que o ideal é que sejamos nós a «conduzir o jogo da comunicação, criando as ocasiões propícias e lançando as mensagens que temos a peito, e não nos tornarmos nós objecto do jogo dos media».

Saber manter
a virtude da discrição
No serviço da instituição é «importante saber cultivar a virtude da discrição», para dizer as coisas quando devem ser ditas, resistindo à tentação de as antecipar. E observou: «Se houver coisas realmente confidenciais, que, por bons motivos, não devem ser postas em público, não se devem revelar, no limite, nem sequer aos amigos». No mundo actual, «a discrição não existe ou não é considerada um valor, e não nos podemos queixar se circularem notícias que fomos nós próprios a dar».
Quem trabalha num Gabinete para as comunicações sociais «não tem de imediato, e em primeiro lugar, uma tarefa de comunicação destinada a um vasto público, mas um dever de comunicação para comunicadores sociais, que, por sua vez – por etapas sucessivas – atingem o público mais vasto».
A sua vasta experiência nesta área indica que «não devemos partir do pressuposto que os jornalistas são insidiosos ou mal intencionados». «Devemos ter consciência de que há jornalistas de todas as tendências e atitudes e que temos de procurar dar a cada um uma ajuda para ele dar um passo na direcção certa: da nossa parte, pô-los em condições de poderem fazer uma boa informação, se estiverem dispostos a isso». Para que a credibilidade seja um ponto deste trabalho, o porta-voz do Vaticano deixa um alerta: «Dar a todos o mesmo texto, ao mesmo tempo, manifestando para com todos eles o mesmo respeito pelo seu trabalho».
Na última tese do seu discurso, o director da Sala de imprensa da Santa Sé realça que o tempo actual abre muitas possibilidades à comunicação eclesial. «Não devemos ter uma visão demasiado centralista da Igreja: devemos equilibrar a universalidade com a capacidade criativa local. Devemos ser capazes de encorajar as iniciativas locais, saber fazer circular as experiências positivas e partilhá-las, procurar coordenar e integrar as contribuições para a comunicação dos diferentes níveis, mas valorizando as contribuições informativas e comunicativas que a Igreja universal nos oferece».

Diário do Minho/Ecclesia/Lusa

10 de setembro de 2009

Recordes dos centros comerciais

Portugal é um país que dadas as suas dimensões não está muito habituado a bater recordes. Isto em todos os sectores da vida social, política, económica e até desportiva e muito mais, no que diz respeito ao volume de investimento em novas áreas comerciais, que aparece como um recorde português dos últimos tempos.
Segundo um estudo da consultora imobiliária Cushman & Wakefield (C&W), em 2008, Portugal foi o quinto país da Europa a inaugurar maior volume de áreas comerciais.
O Diário de Notícias, pela “pena” de Hélder Robalo, apresentava, na sua edição de ontem, um Portugal ao nível dos grandes países europeus no que concerne à construção ou ampliação de grandes superfícies comerciais. O mesmo estudo prevê que até 2010 sejam construídos ou ampliados mais oito conjuntos comerciais.
O trabalho publicado no DN não refere, todavia, Braga (esse foi o meu espanto!), presumindo-se que as aventureiras construções na “Cidade dos Arcebispos” a este nível não figuram nesse mesmo estudo.
Merecem apontamento na peça jornalística o novo Espaço Guimarães e o Nassica Vila do Conde como as grandes superfícies a concluir. Mas, nem uma linha sobre Dolce Vita, Espaço Braga, Retail Park, Eleclerc, Braga Parque, tudo construções ou ampliações recentes de espaços comerciais localizados em Braga.
Percebi depois uma referência a “cidades de segunda linha”, nas quais continuará a ser feito este investimento, porque as “grandes” Lisboa e Porto estão saturadas.
Não duvido que se Portugal bate recordes a este nível, Braga tem um quota parte de responsabilidade. E é só olhar a quantidade de espaços comerciais da cidade.
Com isto não estou nem quero defender a construção de novas áreas comerciais, mas mostro o meu estupor pelo facto de Braga não ser citada ao nível do investimento em áreas comerciais.
Percebo que estes novos espaços dão emprego ou trabalho a muita gente. Porém, há algo que me preocupa e que o citado estudo vai apontando e que tem a ver com um certo resfriamento no investimento comercial já a partir de 2010. Quantos postos de trabalho ficam postos em risco? Não há dúvida que o sector está em crise e as coisas não vão para melhor.

9 de setembro de 2009

Iluminação


A iluminação que vem do alto!

Voto dos cristãos não é condicionado pela Igreja

Bispos apelam aos valores cristãos



A Igreja não dá orientação de votos eleitorais, mas pede aos cristãos que reflictam nos seus valores e na sua consciência cristã e votem em consonância. O apelo foi deixado ontem, em Fátima, pelo padre Manuel Morujão, no final da reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Recordou a nota “O direito e o dever de votar”, o padre Manuel Morujão frisou ser um dever votar nas eleições, mas aponta a necessidade de «se votar segundo a consciência». «Seria uma contradição acreditar em valores familiares, matrimoniais, da moral, da ética, na economia, e na urna votar contrariamente à própria consciência».
Em fase de pré-campanha eleitoral, os partidos políticos apresentaram já os programas que levarão a sufrágio. O porta-voz da CEP indica que os eleitores, «olhando para os programas podem perceber em quem votar».
«Não se trata de votar na direita, na esquerda ou ao centro, mas de votar segundo um programa e os seus correspondentes valores, sendo coerente até ao fim».
Sem avaliar a evolução do debate eleitoral, o jesuíta sublinha ser importante a «consciência cristã, mesmo de qualquer cidadão de boa vontade, perceber se os mais desprotegidos são privilegiados, se os valores éticos, nomeadamente a defesa do casamento e da família, são defendidos nos debates».
Na agenda do Conselho Permanente esteve ainda a preparação da Assembleia Plenária da CEP, agendada os dias 9 a 12 de Novembro. Em causa, na Assembleia, estará a análise da pastoral da Igreja em Portugal. O porta-voz adianta que os bispos vão repensar a pastoral de forma a torná-la «mais organizada e unificada».
Desta reunião saiu também a informação de que a Comissão Episcopal das Missões, dirigida por D. António Couto, prepara um documento sobre a «dimensão missionária da Igreja» e que a CEP prepara ainda um texto sobre «o compromisso dos leigos na vida da Igreja e do mundo».
Em Outubro, a CEP inicia um serviço de “clipping”. «São recortes diários da imprensa diária que vamos enviar a todas as dioceses para que a Igreja se sinta em diálogo com o mundo e perceba o palpitar da vida do mundo para que também adeqúe as suas respostas ao mundo actual».

Ferreiros inaugurou renovada capela da Senhora da Misericórdia


D. António Couto presidiu celebração e elogiou novo espaço celebrativo





A paróquia de Ferreiros, do arciprestado de Braga, assistiu ontem à inauguração e bênção solene da restaurada capela de Nossa Senhora da Misericórdia, um investimento de 140 mil euros, totalmente suportado pela comunidade. A cerimónia foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga D. António Couto que teceu elogios ao novo espaço celebrativo onde os crentes podem acorrer sempre para «pedir a bênção e a misericórdia de Nossa Senhora».
Na homilia da celebração, D. António Couto deixou o apelo a que todos saibam preservar o valor da memória, da história e do passado. Comentando particularmente o Evangelho – no dia em que a Igreja celebrou a festa da Natividade de Maria – o prelado, referindo-se à genealogia de Jesus, denunciou que a sociedade actual se volta mais para o futuro «relegando e esquecendo o passado e a história, que são a raiz de tudo».
Na presença dos padres Marcelino Paulo Ferreira e Miguel Paulo Simões, o Bispo que é também biblista anotou que «o povo bíblico, ao contrário de nós, é um povo com memoria», que não esquece os seus antepassados.
A genealogia de Jesus reforça que o filho de José e de Maria «não entra na história ao acaso e por acaso» e que «a Bíblia não tem memória curta, como nós, que nem sequer sabemos os nomes dos nossos bisavós ou trisavós».
Para D. António Couto é o amor permite não perder a memória nem esquecer o passado. Apontando o exemplo da religião judaica pediu estima pelo valor das gerações anteriores que são «a rede de pessoas que estão atrás de nós, porque lhe somos devedores». E defendeu: «Não devemos nunca esquecer a história para não perdermos a cadeia ou a rede de amor que nos liga».
Antes ainda de concluir a homilia, o Bispo Auxiliar disse, a respeito de Miqueias – o camponês bíblico – que há uma certa semelhança entre o século VIII antes de Cristo e o tempo actual. «Naquele tempo os reis eram ditadores e déspotas, exploravam o povo e sobrecarregavam-no de impostos». E atirou, depois, com ironia: «algo parecido com o tempo de hoje».
A cerimónia presidida por D. António Couto que decorreu na renovada capela localizada em Ferreiros começou com a bênção da cadeira presidencial, logo no início de Eucaristia. Depois, antes da Liturgia da Palavra, foi benzido o ambão, o lugar onde são feitas as leituras bíblicas e proclamado o Evangelho. Finda a oração dos fiéis, benzeu-se o altar, no momento em que se inicia a Liturgia Eucarística.



Nova igreja paroquial para breve

O padre Miguel Paulo Simões disse ao Diário do Minho que as obras do restauro interior da capela de Nossa Senhora da Misericórdia começou no passado mês de Maio e concluiu-se agora. Em relação às despesas, totalmente suportadas pelos fundos da comunidade, referiu que se tratou de um investimento na ordem dos 140 mil euros, sabendo-se que cerca de 45 mil destinaram-se ao restauro interior e o restante ao restauro exterior realizado já no ano passado.
Entretanto, o sacerdote revelou que o início da construção da nova igreja paroquial estará para breve e ocorrerá logo que se resolvam algumas questões burocráticas. O novo templo que pretende criar melhores condições para as celebrações litúrgicas da paróquia ficará situado na Rua da Gandra, em Ferreiros.
Refira-se, por fim que a festa em honra de Nossa Senhora de Misericórdia, em Ferreiros, termina este fim-de-semana. No domingo, a missa solene é às 08h00 e a procissão às 15h00. No final haverá um festival folclórico. Na sexta e sábado decorrem junto à capela actuações musicais.

7 de setembro de 2009

Bendita Mãe, Senhora Minha



Bendita Mãe, Senhora Minha
a teus pés rendido e quebrado
procuro alento e esperança
procuro luz, força e guarida:
reconnheço o que sou, ainda que com nuvens,
envergonhado, sinto-me vergado (mas, lamento!)
pelo peso da minha fragilidade
- é forte e grande a minha fragilidade.

Por isso, em tua casa, Senhora de Fátima,
venho pedir-te a graça, a ternura,
a companhia e a sabedoria;

Venho pedir-te a alegria
e a tua capacidade de servir:

Abençoa-me Senhora;
Aconchega-me em teu peito.

Junto da Mãe sempre me sinto bem.

inédito JAC
01.09.2009

Na Capelinha das Aparições, em Fátima, no VI Simpósio do Clero

Subir e ver longe


Há alturas em que é preciso
ver mais alto, mais longe, mais além;
mas as nuvens negras cercam a visão
e nada vemos.

Nesse momento é necessário
subir para ver melhor.
Iniciar a caminhada
por mais íngreme que seja
e deixar para trás e para baixo
as nuvens.

No topo conseguirei ver longe,
o horizonte inindável
de uma vida que se abre,
se escancara
rumo à felicidade.

inédito JAC
04.08.2009

Abraço na Cruz


Triste fado é este que cantamos
de mãos atadas e presas à dor.
Fado triste é este que elevamos
sem o transformarmos em amor.

Muda sina várias vezes carregamos
sem espreitar o claro alvor
mas juntos, na certeza, entoamos
o mais belo hino ao amor.

Vem e acolhe-nos com ternura
Senhor Nosso Deus, a Vós coniados
na força e segurança do teu braço.

E segura-nos sempre com brandura
já que em Cristo fomos resgatados
na Cruz, o oblativo gesto do abraço.

inédito JAC
4. 08. 2009

2 de setembro de 2009

Simpósio do Clero

Está a ser uma graça de Deus.
As reflexões têm sid profundas. A comunha presbiteral e eclesial que se respira fabulosa.

E Fátima é aquele lugar onde sempre nos sentimos bem.

Obrigado Senhora de Fátima
Fica sempre à nossa beira
É bom termos a ternura de uma mãe
como nossa companheira.

Cntinuação para todos e eu continuo a saga.

Vê-se já alguma luz.
O lampejos começam a fazer ver-se melhor.

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...